DESAFIOS DO REGIME DE PARTILHA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL

Autores

  • Ilana Zeitoune Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Petróleo Brasileiro S.A.
  • Felipe Ferreira Francisco

DOI:

https://doi.org/10.12957/rbdp.2018.36374

Palavras-chave:

Regime de partilha de produção, petróleo e gás, desafios, novas rodadas da ANP.

Resumo

O presente artigo abordará alguns dos principais desafios do modelo de partilha de produção concebido no Brasil para a exploração e a produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, em áreas do pré-sal e em áreas estratégias, cujo debate é de extrema relevância a considerar a agenda regulatória brasileira, que prevê novas Rodadas para a oferta de Blocos sob tal regime já para este ano. De forma introdutória, pontuaremos algumas das principais características do modelo de partilha de produção e diferenças com o modelo de concessão petrolífera. Em seguida, destacaremos algumas das principais alterações trazidas pela última minuta de contrato de partilha de produção disponibilizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (“ANP”) no âmbito do processo de consulta e audiência pública para a 4ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção. Em itens seguintes, abordaremos aspectos específicos do contrato de difícil e questionável aplicação. Ao final, traremos algumas sugestões de aprimoramento com vistas a tornar o modelo juridicamente seguro e atrativo.

Biografia do Autor

Ilana Zeitoune, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Petróleo Brasileiro S.A.

Mestre em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Consultora no Jurídico de Exploração e Produção na Petróleo Brasileiro S.A.

Felipe Ferreira Francisco

Advogado; Especialista em Gestão de Negócios de Petróleo e Gás Natural pelo Instituto Brasileiro do Petróleo; Coordenador Jurídico do Contrato de Partilha de Produção de Libra na Petróleo Brasileiro S.A.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Zeitoune, I., & Francisco, F. F. (2019). DESAFIOS DO REGIME DE PARTILHA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL. Revista Brasileira De Direito Do Petróleo, Gás E Energia, 5(1), 1–19. https://doi.org/10.12957/rbdp.2018.36374