Participação nos Lucros e Resultados (PLR): Uma ferramenta de melhoria de produtividade no setor metalúrgico de Contagem? | Participation in Profits and Results (PLR): A productivity improvement tool in the metallurgical of the Contagem city?

Autores

  • Luciano dos Santos Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Marco Antônio de Araújo Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2018.33132

Palavras-chave:

Flexibilização, Participação nos Lucros e Resultados, Remuneração variável.

Resumo

Os programas de PLR permitem aos trabalhadores um controle de parte dos salários e integra-os ao processo de produção, favorecendo a gestão compartilhada da empresa. No ordenamento jurídico brasileiro, a PLR foi regulamentada pela Lei nº 10.101/2000, em observância às disposições da Constituição da República/1988, embora, há muito, estivesse prevista na legislação nacional. No presente trabalho, busca-se verificar se a introdução da PLR nos instrumentos coletivos de trabalho (acordos e convenções coletivas) está em conformidade com os objetivos propostos pela norma legal, ou se sua utilização pelos empregadores configura apenas um meio de conceder benefícios aos trabalhadores, sem, contudo, haver a majoração dos encargos salariais. Para tanto, analisou-se os contratos coletivos de trabalho homologados junto ao Sindicato dos Metalúrgicos do Município de Contagem/MG, no período de 2000 a 2012, a fim de verificar a forma de utilização da PLR pelo setor, se consonantes ou não com a legislação vigente.

Biografia do Autor

Luciano dos Santos Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Doutor em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestre em DIREITO PÚBLICO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), possui pós-graduação em BIOÉTICA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e graduação em DIREITO pela Universidade FUMEC (2003). Atualmente é professor adjunto I do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.

Marco Antônio de Araújo Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Graduado em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Diniz, L. dos S., & Oliveira, M. A. de A. (2018). Participação nos Lucros e Resultados (PLR): Uma ferramenta de melhoria de produtividade no setor metalúrgico de Contagem? | Participation in Profits and Results (PLR): A productivity improvement tool in the metallurgical of the Contagem city?. Revista Publicum, 4(1), 208–226. https://doi.org/10.12957/publicum.2018.33132

Edição

Seção

Artigos Científicos