Minorias no contexto de trabalho: uma análise das representações socais de estudantes universitários

Autores

  • Luciana Maria Maia Universidade de Fortaleza https://orcid.org/0000-0003-1491-5685
  • Iara Andrade de Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Luiza Barbosa Porto Lima Universidade de Fortaleza
  • Priscila de Oliveira Parente Universidade de Fortaleza
  • Lana Soares Silva Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.33627

Resumo

RESUMO: O trabalho objetiva identificar como estudantes universitários representam a participação de minorias sociais no contexto de trabalho. Dados oficiais revelam que alguns grupos sociais são discriminados, considerando as oportunidades de trabalho, os espaços que ocupam e os salários que recebem. Pesquisas apontam que boa parte desse problema pode ser analisado a partir das representações sociais que sustentam o preconceito contra esses grupos. O preconceito pode ser compreendido como uma forma de relação que se manifesta por atitudes negativas, por comportamentos hostis e discriminatórios dirigidos a membros de minorias sociais. Realizou-se uma pesquisa com 83 estudantes universitários, por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras, com os termos indutores “mulher”, “negro”, “homossexual”, “egresso do sistema prisional”, “pessoa com deficiência” e “pessoa com transtorno mental”, todos seguidos da expressão “no contexto de trabalho”. Para análise, utilizou-se o Iramuteq, especificamente a análise prototípica, considerando separadamente cada minoria. Os resultados são apresentados tendo em vista os elementos do Núcleo Central (NC) e das Zonas Periféricas (ZP). No NC, o preconceito parece ser reconhecido de forma flagrante para negros, homossexuais, pessoas com transtornos mentais, egressos do sistema prisional. Em contrapartida, para mulheres e pessoas com deficiência, as representações sugerem um preconceito velado. Nas zonas periféricas observam-se mudanças graduais que ficam mais claras na zona de contraste, indicando a emergência de representações que reconhecem a discussão e a luta por igualdade de direitos para alguns grupos. Não obstante, para outros, as representações ainda expressam os obstáculos à inclusão social.

Palavras-chave: preconceito; exclusão; representações sociais; minorias sociais; mercado de trabalho.

ABSTRACT: This paper aims to identify how university students represent minorities participation in the work context. Data reveals that some social groups are discriminated against, considering job opportunities, positions and the salaries received by them. Research indicates that much of the problem can be analyzed from the social representations that have sustained prejudice on minority groups. Prejudice can be understood as a form of relationship manifested by negative and derogatory attitudes and by hostile and discriminatory behavior. We had an 83 university students study, using the Free Words Association Technique, with the terms "woman", "black", "homosexual", "egress from the prison system", "person with disability" and "person with mental disorder", all followed by the expression "in the work context”. To the analysis, we used Iramuteq, specifically, a prototypical analysis, considering separately each minority. The results are presented in elements of Central Core (CC) and Peripheral Zones (PZ). In the CC, prejudice seems to be blatantly recognized to black people, homosexuals, people with mental disorders, egresses from the prison system. By contrast, for women and people with disabilities, the representations suggested a subtle prejudice. In the periphery zones, there were gradual changes, clearer in the contrast zone, indicating an emergence of representations that recognize a discussion and a struggle for equal rights for some of the groups. Nevertheless, to other groups the representations still express the obstacles to social inclusion.

Keywords: prejudice; exclusion; social representations; social minorities; job market.

Biografia do Autor

Luciana Maria Maia, Universidade de Fortaleza

Mestre (2000) e Doutora (2008) em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da Psicologia Social, com ênfase nas temáticas: preconceito, discriminação, processos de exclusão social e o impacto desses fenômenos na constituição da subjetividade de indivíduos, especialmente membros de minorias sociais.

Iara Andrade de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Psicóloga, Mestranda em Psicologia e Bolsista FUNCAP da Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE, Brasil

Luiza Barbosa Porto Lima, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Psicologia e Bolsista PIBIC/FEQ da Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE, Brasil.

Priscila de Oliveira Parente, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Psicologia e Bolsista PIBIC/CNPq da Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE, Brasil

Lana Soares Silva, Universidade de Fortaleza

Graduanda em Psicologia e Bolsista PIBIC da Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE, Brasil

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Publicado

24.04.2018

Como Citar

Maia, L. M., Oliveira, I. A. de, Lima, L. B. P., Parente, P. de O., & Silva, L. S. (2018). Minorias no contexto de trabalho: uma análise das representações socais de estudantes universitários. Psicologia E Saber Social, 6(2), 223–242. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.33627

Edição

Seção

Seção especial – ADEPS