Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo

Autores

  • Diemerson Saquetto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - campus Vila Velha
  • Zeidi Araujo Trindade Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Cristina Smith Menandro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.33561

Resumo

RESUMO: O discurso do líder religioso articula-se como constructo que busca sintetizar a doutrina, a moralidade e a identidade grupal a que se destina a mensagem, assim como pode objetivar congregar novos fiéis ou mesmo neutralizar adversários. Este artigo analisou o discurso de Edir Macedo com o objetivo de compreender as representações sociais de cristão dele derivadas, por meio de duas corpora textuais: O jornal Folha Universal (n=62) e o blog oficial do bispo (n=62). Por intermédio da Teoria das Representações Sociais, da Análise de Conteúdo e com o auxílio dos softwares Alceste e Iramuteq foram analisados períodos e estratégias discursivas diferentes. Percebeu-se, em conclusão, a adequação do discurso religioso às três categorias propostas por Moscovici quando do trânsito das Representações Sociais: Propagação, Difusão e Propaganda.

Palavras-chave: representações sociais; religião; Edir Macedo; discurso; Igreja Universal.

ABSTRACT: The religious leader speech is articulated as construct that seeks to synthesize the doctrine, morality and the group identity to which the message is addressed, as well as it could be aimed to congregate new faithful or even to counteract opponents. This article analyzed the Edir Macedo’ speech in order to understand the social representations of christian derived from it, through two textual corpora: The Folha Universal newspapper (n=62) and the Bishop’s official blog (n=62). Through the Social Representations Theory, the Content Analysis and with the aid of Alceste and Iramuteq software, different periods and discursive strategies were analyzed. In conclusion, it was realized that the appropriateness of the religious speech to three categories proposed by Moscovici as the transit of the Social Representations: spread, difusion and advertising.

Keywords: social representations; religion; Edir Macedo; speech; the Universal Church.

Biografia do Autor

Diemerson Saquetto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - campus Vila Velha

Diretor Geral e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - campus Vila Velha), com atuação nos Cursos Técnico em Biotecnologia, de Licenciatura em Química, especializações em formação de professores, nos Mestrados em Ensino de Humanidades e PROFQui. Presidente do Conselho Regional de Psicologia do ES (CRP-16). Pós-doutorado e Doutorado em Psicologia, Mestrado em História Social e Política (UFES). Especialista em Gestão de Políticas Públicas; Especialista em Educação de Jovens e Adultos; Especialista em Filosofia e Psicanálise; Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Psicólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Acadêmico de Direito (UFES). Tem experiência nos seguintes temas: Psicologia Social; Ensino e História das Ciências; Formação de Professores; Gênero e Religião.

Zeidi Araujo Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada ao Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, com doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), em duas gestões e membro da Comissão de Avaliação de Área da CAPES por dois triênios. Tem experiência na área de Psicologia Social e é coordenadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social (RedePso). Tem como temas de interesse: práticas sociais e cultura, gênero, juventude, paternidade/maternidade e saúde reprodutiva.

Maria Cristina Smith Menandro, Universidade Federal do Espírito Santo

Concluiu a Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986), o Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), e o Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, na Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do qual foi coordenadora de janeiro de 2009 a março de 2013. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Adolescência e Contexto Sócio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, representações sociais, memória social, família, saúde e masculinidade. Integra o Grupo de Trabalho da ANPEPP intitulado Memória, Identidade e Representações Sociais desde 2008.

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Publicado

24.04.2018

Como Citar

Saquetto, D., Trindade, Z. A., & Menandro, M. C. S. (2018). Representações sociais de cristão e mídia religiosa de massa: propagação, difusão e propaganda no discurso de Edir Macedo. Psicologia E Saber Social, 6(2), 259–273. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.33561

Edição

Seção

Seção especial – ADEPS