A Ideologia do jeitinho brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.31400Resumo
RESUMO: O jeitinho é concebido na literatura acadêmica como uma estratégia criativa de resolução de problemas que pode implicar desrespeito a regras e corrupção, ou como um tipo de corrupção calcado em relações interpessoais. Este trabalho apresenta uma revisão crítica de contribuições acadêmicas sobre o jeitinho nas ciências humanas, indicando a diversidade do conceito e pontos de convergência. Em seguida, defende-se a tese de que o jeitinho opera como uma ideologia que promove a deterioração da identidade social brasileira e oculta a capacidade diferencial das classes sociais de extraírem benefícios a partir da prática, concluindo-se que a ideologia do jeitinho estimula comportamentos egoístas e exacerba desigualdades sociais.
Palavras-chave: jeitinho; ideologia; corrupção; identidade; comportamento antiético.
ABSTRACT: Jeitinho is conceived in the academic literature as a creative problem resolution strategy that may imply rule breaking and corruption, or as a kind of corruption based on interpersonal relationships. This work presents a critical review of academic contributions on jeitinho from the human sciences, signaling the diversity of concepts and points of convergence. Then, we support the thesis that jeitinho operates as an ideology that promotes the deterioration of Brazilian social identity and conceals the different capacity of social classes to extract benefits from the practice, concluding that the jeitinho ideology stimulates selfish behavior and exacerbates social inequalities.
Keywords: jeitinho; ideology; corruption; identity; unethical behavior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o texto é inédito e foi submetido exclusivamente a essa Revista para fins de publicação. Ressalto que foram respeitados todos os procedimentos éticos exigidos em lei.
Declaro concordar com a cessão dos direitos autorais do artigo à Revista Psicologia e Saber Social, estando vedada sua reprodução, total ou parcial, em meio impresso, magnético ou eletrônico, sem autorização prévia por escrito do Editor Científico da Revista.