Representação social da aposentadoria para professores universitários

Autores

  • Luana de Barros Campos Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tatiana Lucena Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.23594

Resumo

RESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar as representações sociais da aposentadoria para professores que trabalham em duas universidades federais do nordeste brasileiro. Foram realizadas vinte entrevistas narrativas, pareadas por sexo e instituição, com professores universitários que possuíam 50 anos ou mais de idade. As entrevistas transcritas foram analisadas com auxílio de software de análise textual, do tipo lexicográfica. Os resultados indicaram a composição de seis classes textuais e as representações sociais mais fortes se referiam à aposentadoria como nova etapa de vida, retorno à família, envelhecimento, viagens e lazer. Para os entrevistados, as representações sociais da aposentadoria foram positivas, no entanto, a perspectiva de um trabalho satisfatório, somado ao medo em relação às mudanças previdenciárias e a própria vida, reforçam a intenção de adiar a aposentadoria. Não houve diferenças significativas entre instituições, o que demonstra certa homogeneidade das representações para esse grupo profissional.

Palavras-chaves: aposentadoria; professores; representação social; universidade federal.

ABSTRACT: This study aimed to analyze social representations of retirement among professors that work at two federal universities in northeastern Brazil. Twenty narrative interviews were carried out, paired by gender and institution, with university professors aged 50 and above. The transcribed interviews were analyzed with the aid of lexicographical text analysis software. The results indicated six text categories and the strongest social representations referred to retirement as a new phase in life, a return to family, aging, travel and leisure. For the interviewees, the social representations of retirement were positive, however, the prospect of a satisfactory job, added to the fear in relation to social security changes and life itself, reinforce the intention to postpone retirement. There were no significant differences between institutions, which demonstrates a certain homogeneity in representations among this professional group.

Keywords: retirement; professors; social representation; federal university.

Biografia do Autor

Luana de Barros Campos Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga da Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tatiana Lucena Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

24.04.2018

Como Citar

Amaral, L. de B. C., & Torres, T. L. (2018). Representação social da aposentadoria para professores universitários. Psicologia E Saber Social, 6(2), 130–145. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.23594

Edição

Seção

Estudo Empírico