Empoderamento individual, empoderamento comunitário e conscientização: um ensaio teórico / Individual empowerment, community empowerment and awareness: a theoretical essay

Adriane Roso, Moises Romanini

Resumo


RESUMO: A linguagem da Pedagogia da Libertação tem sido aplicada por vários intelectuais pertencentes aos mais diversos campos, como à Psicologia Social, à Medicina Comunitária e à Educação. Dentre os termos discutidos encontramos dois de extrema importância: empoderamento (no inglês empowerment) e conscientização. Ambos têm sido aplicados, muitas vezes, de forma confusa ou incompleta. Nessa via, confiamos que empoderamento e conscientização são termos que precisam ser pensados conjuntamente, de modo que possamos entender suas aproximações e diferenças. Para tal, realizamos dois empreendimentos metodológicos. Primeiro, fizemos uma pesquisa sistemática nas obras de autoria e/ou co-autoria de Paulo Freire disponibilizadas digitalmente na Biblioteca Digital Paulo Freire e na Rede de Educação Cidadã, utilizando os descritores relacionados ao nosso objeto de reflexão. Após o levantamento, então, entramos no nível de revisão conceitual, iniciando pela categoria analítica empoderamento, para, após, seguir em direção à categoria conscientização, com o intuito de mostrar a significância de ambos, especialmente para o campo da psicologia social. Nossa análise indica a relevância de incorporar a noção de empoderamento no processo de libertação, embora esse termo esteja relacionado à ideia de auto emancipação e de progresso (perspectiva individualista). Considerando que a libertação é sempre um ato social, o empoderamento é somente um pequeno passo em direção à libertação, sendo a conscientização o processo que possibilita a transformação social.

Palavras-chave: psicologia social; empoderamento; empoderamento comunitário; conscientização; libertação.

ABSTRACT: The language of Pedagogy of Liberation has been applied by several intellectuals belonging to various fields, such as Social Psychology, Community Medicine and Education. For Pedagogy of Liberation, two concepts can be highlighted as extremely important: empowerment and awareness (conscientização, in Portuguese). Often, both concepts have been applied in a confusing or incomplete way. In this situation, empowerment and awareness are terms that need to be problematized together , so that their similarities and differences can be understood . To this end, two methodological developments have been made. First , a systematic search in the Paulo Freire’s works, digitally available in the Freire’s Digital Library (Biblioteca Digital Paulo Freire) and in the Citizen Education’s Net (Rede de Educação Cidadã), was taken. The empowerment and awareness descriptors guided the search. After, a conceptual review was performed in order to show the significance of both concepts. The analysis indicated the importance of incorporating the notion of empowerment in the process of liberation, although this term is related to the idea of ​​self-emancipation and progress (individualistic perspective). Considering the liberation process is always a social act, empowerment is only a small step towards liberation, being awareness the process that enables social transformation.

Keywords: social psychology; empowerment; community empowerment; awareness; liberation.


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DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.12203