A “Dormição da Mãe de Deus”, a festa da ortodoxia e a representação pós-bizantina através da iconografia de Theophanis, o cretense, e da descrição de Dionísio de Furna
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2020.58993Keywords:
Dionísio de Furma, Theophanis, o Cretense, iconografia bizantina, pintura bizantinaAbstract
O presente trabalho visa estudar como a representação da passagem de “A dormição da Mãe de Deus”, no contexto da ortodoxia grega por meio da comparação entre a iconografia realizada por Theophanis, o Cretense, no monastério de Stavronikita, em 1546; e do modo como o livro Interpretação da técnica de pintura bizantina, escrito entre 1730 e 1734, por Dionísio de Furna, descreve os elementos que deveriam aparecer na cena da “dormição dda Mãe de Deus”. Tal estudo comparativo visa observar como a pintor, anterior a Dinísio de Fourna, apresenta uma interpretação da passagem apócrifa e em que pontos ela difere ou não do modo como o livro indica os elementos a serem representados na imagem, refletindo, desse modo, sobre a liberdade de composição dos pintores, ao criarem imagens da iconografia cristã ortodoxa.
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