A “Dormição da Mãe de Deus”, a festa da ortodoxia e a representação pós-bizantina através da iconografia de Theophanis, o cretense, e da descrição de Dionísio de Furna

Autores

  • Fernanda Lemos de Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2020.58993

Palavras-chave:

Dionísio de Furma, Theophanis, o Cretense, iconografia bizantina, pintura bizantina

Resumo

O presente trabalho visa estudar como a representação da passagem de “A dormição da Mãe de Deus”, no contexto da ortodoxia grega por meio da comparação entre a iconografia realizada por Theophanis, o Cretense, no monastério de Stavronikita, em 1546; e do modo como o livro  Interpretação da técnica de pintura bizantina, escrito entre 1730 e 1734, por Dionísio de Furna, descreve os elementos que deveriam aparecer na cena da “dormição dda Mãe de Deus”. Tal estudo comparativo visa observar como a pintor, anterior a Dinísio de Fourna, apresenta uma interpretação da passagem apócrifa e em que pontos ela difere ou não do modo como o livro indica os elementos a serem representados na imagem, refletindo, desse modo, sobre a liberdade de composição dos pintores, ao criarem imagens da iconografia cristã ortodoxa.

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

Lima, F. L. de. (2021). A “Dormição da Mãe de Deus”, a festa da ortodoxia e a representação pós-bizantina através da iconografia de Theophanis, o cretense, e da descrição de Dionísio de Furna. PRINCIPIA, (41), 57. https://doi.org/10.12957/principia.2020.58993

Edição

Seção

Artigos