“AS CATILINÁRIAS” E “A CONJURAÇÃO DE CATILINA”: UMA BREVE ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Vivian de Azevedo Garcia Salema UFRJ

Palavras-chave:

As Catilinárias, A conjuração de Catilina, Figuras de Retórica.

Resumo

O presente trabalho consiste em estabelecer uma breve análise comparativa entre os textos As Catilinárias e A Conjuração de Catilina, de forma a destacar suas principais características retóricas. Este estudo se limita na análise da primeira parte de cada obra: o primeiro discurso do primeiro texto e o prefácio do segundo.

Realiza-se esta pesquisa a fim de compreender a utilização do sistema retórico em cada texto, destacando as semelhanças e diferenças entre estes. Ressaltar as conveniências das técnicas de convencimento, bem como a significativa utilização das figuras de retórica no contexto cujo fim é a persuasão.

Biografia do Autor

Vivian de Azevedo Garcia Salema, UFRJ

Vivian de Azevedo Garcia Salema possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), licenciatura plena em Letras - português/latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), especializaçãoem Língua Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4760936079443376

 

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Salema, V. de A. G. (2018). “AS CATILINÁRIAS” E “A CONJURAÇÃO DE CATILINA”: UMA BREVE ANÁLISE COMPARATIVA. PRINCIPIA, (33), 23–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38594

Edição

Seção

Artigos