A PERSPECTIVA DOS RESIDENTES EM RELAÇÃO À OFERTA DE ATENDIMENTO DO CAPS AD III DA CIDADE DE PALMAS-TO NO PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19

Autores

  • Aline Maria Dengo
  • Ana Carolina Peixoto Nascimento
  • Ramidh Fonseca Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2021.72315

Resumo

Resumo: O estudo buscou demonstrar a experiência da Residência em Saúde Mental no cenário de prática CAPS AD III, de Palmas-TO, no período de pandemia pelo Novo Coronavírus (COVID-19), suas relações teóricas e legislativas com a vivência em cenário de prática e como isso impactou na vivência e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem dos residentes. Essa análise se deu por meio do registro em diários de campo das experiências vivenciadas, no período de novembro de 2020 a junho de 2021, e, posteriormente, pela realização de uma análise qualitativa com considerações crítico-reflexivas sobre os achados. Observou-se que os grandes impactos no aprendizado dos residentes consistiram, em suma, na alteração da dinâmica do serviço pela pandemia, com potencialidades para a criação de novas estratégias sobre fragilidades percebidas, tal qual a dificuldade em execução do proposto. Além disso, foi analisada a resistência da equipe em apropriar-se das propostas dos residentes e a dificuldade destes em desenvolverem suas práticas, e também, quando essa prática encontrava-se em curso, a nova mudança de cenário dela. Conclui-se, a partir do exposto, que as circunstâncias de pandemia impactaram de diversas formas no aprendizado. Ainda, a resistência da equipe e a dinâmica do serviço, bem como dos processos rotativos da residência, precisam ser considerados e refletidos posteriormente, pois influem diretamente no modo de trabalho e vivência dos residentes, consequentemente, em suas práticas e intervenções. Sugerem-se novos estudos e explanações sobre os processos de ensino-aprendizado, considerando as ponderações dos residentes que estão vivenciando diretamente esse processo.

Palavras-chave: CAPS AD. Residência multiprofissional. Novo Coronavírus. COVID-19. 

Abstract: The study sought to demonstrate the experience of Residency in Mental Health in the CAPS AD III practice scenario of Palmas-TO during the period of pandemic by the New Coronavirus - COVID-19, its theoretical and legislative relationships with the experience in a practical scenario and how this impacted in the experience and consequently, there is no teaching-learning process of the residents. This was done through the registration in field losses of the experiences lived, in the period from November 2020 to June 2021 and later, the performance of a qualitative analysis with reflective-critical considerations on the findings. It was observed that the major impacts on the residents' learning consisted, in short, in the change in the dynamics of the service due to the pandemic, with potential for the creation of new strategies such as weaknesses, such as the difficulty in carrying out the proposal. Also, the team's resistance to appropriating the residents' proposals and their need to develop their practices, and, when the practice is in progress, the new change of practice scenario. It is concluded, from the above, that the circumstances of the pandemic impacted learning in different ways, and also the resistance of the team and the dynamics of the service, as well as the rotating processes of the residence, needs to be considered and reflected separately, as they influence directly in the way of working and living of the residents, consequently, in their practices and operations. New studies and explanations about the teaching-learning processes are suggested, considering the considerations of residents who are directly experiencing this process.

Keywords: Multiprofessional residence. New Coronavirus - COVID-19.

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Publicado

2023-01-13

Como Citar

Dengo, A. M., Nascimento, A. C. P., & Feitosa, R. F. (2023). A PERSPECTIVA DOS RESIDENTES EM RELAÇÃO À OFERTA DE ATENDIMENTO DO CAPS AD III DA CIDADE DE PALMAS-TO NO PERÍODO DE PANDEMIA POR COVID-19. POLÊM!CA, 21(3), 067–086. https://doi.org/10.12957/polemica.2021.72315

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS