DESEMPENHO DE COTISTAS DAS IFES NO ENADE EM PERSPECTIVA COMPARADA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2021.72312Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de comparar o desempenho de cotistas e não cotistas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edições de 2015 a 2017. Foram utilizados microdados do Enade disponibilizados pelo Inep, especificamente informações sobre: perfil social dos/as estudantes, modalidade de ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), curso de graduação, nota no Enade e participação em programas acadêmicos e de assistência estudantil. Foram incluídos 171.275 estudantes de 86 diferentes cursos de graduação. Diferenças significativas de desempenho de cotistas e não cotistas foram observadas para 47,7% dos cursos, com tamanhos de efeito baixo-desprezíveis. Melhores desempenhos foram observados entre os/as que participaram de programas com bolsas acadêmicas.
Palavras-chave: Enade. Cotistas. Comparação. Bolsas acadêmicas.
Abstract: The objective of the study was to compare the performance of quota holders and non-quota holders in the National Student Performance Exam (Enade), editions from 2015 to 2017. Enade microdata made available by Inep were used, specifically information on: social profile of students, admission modality in Federal Institutions of Higher Education (IFES), graduation course, grade in Enade and participation in academic and student assistance programs. 171,275 students from 86 different undergraduate courses were included. Important differences in the performance of quota students and non-quota students were observed for 47.7% of the courses, with low-negligible effect sizes. Better performances were observed among those who participated in programs with academic scholarships.
Keywords: Enade. Shareholders Students. Comparation. Academic scholarships.
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