VAGINA DA ARTISTA - PERFORMANCE FEMINISTA EM POÉTICAS DE DUAS ARTISTAS MULHERES

Autores

  • Renata Andrea de Lucia Santana Lucia
  • João Paulo Baliscei

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2020.63491

Resumo

Resumo: O artigo tem como objetivo problematizar a performance enquanto prática artística que promove a resistência, a pluralidade e a diferença, discutindo como ela pode favorecer aspectos educativos. Apresenta o conceito de performance em seus aspectos históricos, antropológicos e artísticos, bem como a performance autobiográfica, que possibilita o resgate de experiências pessoais, memórias coletivas e, no recorte apontado aqui, o exercício do ativismo feminista. Aborda aspectos do movimento feminista e analisa performances de duas artistas mulheres e feministas: a artista norte-americana Carolee Schneemann e a artista brasileira Panmela Castro. Por fim, avalia o caminho evocado pela performance como viável ao estabelecimento de estratégias de resistência e sensibilização por meio da experiência artística compartilhada entre performer e espectadoras. Ademais, aponta a performance como alternativa para instigar o pensamento crítico, a liberdade e a criação de possibilidades de transformações no âmbito pessoal e coletivo, por meio de ações que abordam temáticas identitárias que refletem as lutas de movimentos sociais, como o movimento feminista, movimento negro e movimento LGBTQI+.

Palavras-chave: Arte contemporânea. Performance. Performance autobiográfica. Feminismo. Mulheres artistas. 

Abstract: The article aims to problematize performance as an artistic practice that promotes resistance, plurality and difference, discussing how it (the performance) can favor educational aspects. This paper presents the concept of performance in its historical, anthropological and artistic aspects, as well as the autobiographical performance, which enables the recovery of personal experiences, collective memories, and, in the clipping pointed here, the exercise of feminist activism. The article also addresses aspects of the feminist movement and analyzes the performances of two women and feminist artists: US artist Carolee Schneemann and Brazilian artist Pammela Castro. Finally, it evaluates the path evoked by the performance as feasible for the establishment of resistance and sensitization strategies through the shared artistic experience between performer and spectators. In addition, the article points to performance as an alternative to instigate critical thinking, freedom, and the creation of possibilities for transformations at both the personal and collective levels, through actions that address identity themes which reflect the struggles of social movements, such as the feminist movement, the black movement, and the “LGBTQI+” movement.

Keywords: Contemporary art. Performance. Autobiographical Performance. Feminism. Women Artists.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Lucia, R. A. . de L. S., & Baliscei, J. P. (2021). VAGINA DA ARTISTA - PERFORMANCE FEMINISTA EM POÉTICAS DE DUAS ARTISTAS MULHERES. POLÊM!CA, 20(3), 163–182. https://doi.org/10.12957/polemica.2020.63491

Edição

Seção

ARTES E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS