A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE MASCULINA NA PÓS-MODERNIDADE: NOVAS PERSPECTIVAS A PARTIR DO FRALDÁRIO MASCULINO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2020.63489Resumen
Resumo: O presente trabalho busca compreender e discutir a forma como o homem cisgênero tem construído a sua identidade, na época atual, denominada pós-moderna. Para problematizar esse processo, a pesquisa utilizou-se da lei de instalação de fraldários em banheiros masculinos, como meio de uma análise do contexto contemporâneo da formação identitária masculina e de novos modos de exercício da masculinidade, buscando, assim, mostrar um novo horizonte de possibilidades. O trabalho se articula teoricamente ao conceito de liquidez proposto por Zygmunt Bauman, destacando o conceito de sociedade líquida e o modo como ela influencia esse processo de construção da identidade masculina. Para tal fim, foi realizada uma revisão da literatura que apontou que há um processo de reformulação do conceito de masculinidade em curso e o fraldário no banheiro masculino indica a possibilidade de um novo exercício do masculino ao romper com a lógica machista e patriarcal.
Palavras-chave: Masculinidade. Identidade. Pós-modernidade. Bauman.
Abstract: This work aims to understand and discuss how the cisgender man lives his cultural identity in the present time, named as postmodern. To discuss this process, the research used the Brazilian law of installation of baby changing facilities in male bathrooms, as means to analyze the contemporary context of male identity formation and new ways of exercising masculinity, seeking a new horizon of possibilities for this process. Using as a theorical basis for this work, the “liquid society” concept, from “liquidity” concept by Zygmunt Bauman, is used to explain how it influences the construction process of male identity. In order to do this, a literature review was carried out. This indicated that there is an ongoing process of reviewing the concept of masculinity and the baby changing room in the men’s bathroom, by breaking with sexist and patriarchal logic, suggests the possibility of a new male ways of living.
Keywords: Masculinity. Identity. Postmodernity. Bauman.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.