EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS NATURAIS: INTERRELAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SURGIMENTO DE UM NOVO PARADIGMA

Autores

  • BRUNO SOARES DE ABREU
  • IRENEIDE GOMES DE ABREU
  • POLLYANA SOARES DE ABREU MORAIS
  • CATYELLE MARIA DE ARRUDA FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3737

Resumo

Nas últimas décadas, a preocupação com a problemática ambiental vem merecendo atenção, em toda parte do planeta. Neste sentido, vê-se na educação ambiental uma ação imprescindível, capaz de subsidiar a compreensão das inter-relações entre o homem e o meio ambiente, objetivando, assim, a conquista de novas relações socioambientais. Desse modo, o presente artigo consiste em um ensaio teórico que tem como objetivo refletir acerca de quanto a Educação Ambiental pode contribuir na formação da cidadania crítica e responsável, capaz de participar de forma democrática das decisões políticas, econômicas do desenvolvimento das presentes e futuras gerações. Para isso, recorreu-se ao diálogo com autores considerados referência nas pesquisas sobre educação ambiental e gestão participativa: Freire (2005); Reigota (2006, 2007); Leff (2001, 2006) e outros. Ao final, percebe-se que a interrelação da gestão participativa dos recursos naturais e a educação ambiental crítica, ética e emancipatória é de fundamental importância, no exercício da cidadania e na preservação e solução dos problemas ambientais.

Palavras-Chave: desenvolvimento sustentável, educação ambiental, gestão participativa

Biografia do Autor

BRUNO SOARES DE ABREU

Economista, professor do Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP, Mestre e Doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

IRENEIDE GOMES DE ABREU

Pedagoga, professora da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

POLLYANA SOARES DE ABREU MORAIS

Fisioterapeuta, professora do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, Mestra e Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

CATYELLE MARIA DE ARRUDA FERREIRA

Assistente Social, Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Publicado

2012-08-31

Como Citar

SOARES DE ABREU, B., GOMES DE ABREU, I., SOARES DE ABREU MORAIS, P., & DE ARRUDA FERREIRA, C. M. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS NATURAIS: INTERRELAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SURGIMENTO DE UM NOVO PARADIGMA. POLÊM!CA, 11(3), 462 a 469. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3737

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS