A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS NA REDUÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM ADOLESCENTES, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • RENAN LEMOS PACHECO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3732

Resumo

Diante de um dos maiores problemas em nossa sociedade, a violência, e suas implicações dentro da escola, este estudo teve por objetivo encontrar a relação entre prática de artes marciais e redução da manifestação de comportamento agressivo em adolescentes nas aulas de educação física escolar. Fora investigado, através de revisão da literatura existente na área, a utilização das artes marciais para a formação benéfica do caráter e da personalidade de adolescentes. Participaram deste estudo 15 adolescentes praticantes de artes marciais. Os dados foram obtidos através de um formulário semi-estruturado, com perguntas “abertas” e “fechadas”, em que poderiam fazer comentários e exemplos sobre os temas tratados. Através da análise dos resultados obtidos, pode-se verificar que é na situação do jogo em que ocorre maior incidência de manifestação de comportamento agressivo nas aulas de educação física. E a prática de artes marciais pode auxiliar na redução na ação/reação agressiva por parte dos adolescentes durante as aulas. Contribuindo, assim, para o autocontrole dos alunos e para sua formação como cidadão.

Palavras chave: Agressividade, Artes Marciais, Educação Física Escolar, Adolescentes.

Biografia do Autor

RENAN LEMOS PACHECO

Graduado em Educação Física (Licenciatura) pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Laboratório de Biociências da Motricidade Humana - LABIMH (PPGEnfBio/Unirio) desde Março/2012.

Publicado

2012-08-31

Como Citar

LEMOS PACHECO, R. (2012). A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS NA REDUÇÃO DA AGRESSIVIDADE EM ADOLESCENTES, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. POLÊM!CA, 11(3), 414 a 424. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3732

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS