PASSAGENS SONORAS SOBRE AUTONOMIA, EDUCAÇÃO, ATIVISMO, ARTE E SISTEMAS

Autores

  • MARCELO WASEM

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3727

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre conjunto de pensamentos produzido colaborativamente durante o debate “Ao vivo e na rua #0: debate radiofônico sobre as potências do rádio enquanto prática artística e/ou não artística”. As diversas falas foram organizadas por assuntos de afinidade e a própria edição não deixa de ser uma leitura singular de um discurso formado por muitas vozes. O resultado desta edição é composto por cinco faixas, onde são abordados: 1) as possíveis aberturas da obra de arte, seja na experimentação do público quanto na criação do artista; 2) alguns desafios de trabalhos artísticos que possuem a colaboração como eixo principal; 3) as possibilidades de subversão de poderes dentro e fora da sala de aula; 4) o surgimento de protestos contra o sistema capitalista em níveis globais, locais e pessoais; e 5) considerações sobre a busca de compartilhar outros modos de estar no mundo.

Palavras-Chave: autonomia, ativismo, arte colaborativa

Biografia do Autor

MARCELO WASEM

Artista visual e músico, pesquisa as relações entre arte pública, jogo e sonoridades. Organizou o encontro “Jogos de Escuta” com coletivos artísticos do Rio de Janeiro, em 2009. Realizou o projeto “Ondas Radiofônicas” no Museu da Maré (RJ), contemplado com o Prêmio Interações Estéticas e desenvolveu o projeto “Rádio Interofônica” à convite da FUNARTE dentro do Circuito Interações Estéticas em 4 capitais brasileiras em 2010. A 5a.edição do “Interofônica” está em processo na cidade de Cachoeira, construindo uma rádio temporária e criando cartografias criativas com seus moradores. É doutorando na linha de Poéticas Interdisciplinares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Publicado

2012-08-31

Como Citar

WASEM, M. (2012). PASSAGENS SONORAS SOBRE AUTONOMIA, EDUCAÇÃO, ATIVISMO, ARTE E SISTEMAS. POLÊM!CA, 11(3), 355 a 370. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3727

Edição

Seção

HÍBRIDOS