REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR

Autores

  • Diana Galone Somer
  • Constantino Ribeiro de Oliveira Junior
  • Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36066

Resumo

Resumo: Este texto refere-se a uma pesquisa realizada com o objetivo de entender as Representações Sociais que as adolescentes acolhidas, em abril de 2016, na Casa Santa Luiza de Marillac e na Associação de Promoção a Menina (APAM), em Ponta Grossa/PR, possuem em relação à escola. As representações sociais estão ligadas ao grupo, no qual os indivíduos compartilham de uma realidade comum a um conjunto social na vida cotidiana. Ainda, a vulnerabilidade e risco social e suas implicações, no plano subjetivo, são estudadas. Posto que, com a família em situação de risco social seus membros podem se encontrar em vulnerabilidade, especialmente a criança e adolescente, e essas situações podem levá-los ao acolhimento. A metodologia empregada para obtenção e análise dos dados foi: pesquisa exploratória; grupo focal; e análise de conteúdo de categorias temáticas. Com base nos resultados da pesquisa, conclui-se que as relações positivas na escola são com os amigos, trazendo um sentimento de pertencimento; enquanto que as relações e interações negativas são com algumas professoras (os) e pedagogas (os), que tem ações que implicam na ocorrência do: bullying, estigma e a alteridade radical. Esses elementos descobertos influenciam na construção da identidade das adolescentes acolhidas. Percebeu-se que as escolas públicas possuem dificuldades no atendimento das crianças e adolescentes que estão em acolhimento.

Palavras-chaves: Alunas/adolescentes acolhidas. Representação social. Escola.

Abstract: This text refers to a research carried out with the purpose of understanding the Social Representations that the adolescents refuged in April of 2016 in Casa Santa Luiza de Marillac and the Association of Girl Promotion (APAM), in Ponta Grossa / PR, have in relation to the school. Social representations are linked to the group, in which individuals share a reality common to a social set in everyday life. Furthermore, vulnerability and social risk and their implications, on a subjective level, are studied. With the family at social risk, their members may find themselves in vulnerability, especially children and adolescents, and these situations may lead them to refuge them. The methodology used to obtain and analyze the data was: exploratory research; focus group; and content analysis of thematic categories. Based on the results of the research, we conclude that positive relationships in school are with friends, bringing a sense of belonging; while the negative relations and interactions are with some teachers and pedagogues, who have actions that imply in the occurrence of: bullying, stigma and radical alterity. These uncovered elements influence the construction of the identity of the adolescents. It was noticed that the public schools have difficulties in the care of the children and adolescents that are in refuge.

Keywords: Students/teenagers in care. Social representation. School.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Somer, D. G., de Oliveira Junior, C. R., & Barros, S. A. B. de M. (2018). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR. POLÊM!CA, 18(1), 016–036. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36066

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS