CONSEQUÊNCIAS ÉTICO-POLÍTICAS DE UMA PROMESSA DE INSERÇÃO SOCIAL NÃO REALIZÁVEL: OS JOVENS INDIGNADOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3098Resumo
Este artigo visa analisar o panorama geral da situação da juventude, especialmente em contextos de pobreza e agravamento da questão social, isso significa considerar a dimensão funcional da chamada “síndrome consumista”, uma vez que esse segmento fomenta e impulsiona o desempenho da economia capitalista no quadro engendrado no pós-neoliberalismo, colabora com essa economia e dela participa. Nesse sentido, não seria demais falar num engendramento que leva a uma economia política do consumo, regulando, organizando e determinando a vida social de acordo com seus padrões políticos, ideológicos e econômicos. Entretanto, o artigo vai salientar os efeitos colaterais desse processo, afirmados no quadro de uma promessa de inserção social não realizável. Violentos exemplos desses efeitos têm sido vistos no Egito, na Líbia, na Inglaterra, na Grécia e na Espanha, assim como ocorreu em 2005, quando os Estados Unidos e a França enfrentaram revoltas juvenis de inegável impacto ético-político.
Palavras chave: Juventude, políticas públicas e consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.