PSICANÁLISE E CONTEMPORANEIDADE: O ADOECIMENTO ONCOLÓGICO COMO ENCONTRO COM O REAL

Autores

  • LUCAS NÁPOLI DOS SANTOS
  • CARLOS ALBERTO DIAS
  • WALTER WILLIAM PEREIRA BARRETO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2991

Resumo

O presente artigo trata do adoecimento oncológico enquanto representação paradigmática do encontro do sujeito com o Real. A partir de considerações sobre os efeitos das alterações no laço social na contemporaneidade sobre a prática psicanalítica, aborda a emergência do Real como o registro principal na experiência analítica atual. Apresenta um breve histórico da noção de Real no ensino de Lacan, tecendo uma analogia entre o câncer e o Real tal como formulado no último ensino do autor. A partir de relatos de participantes da pesquisa Paciente e Enfermeiro: atores no processo de enfrentamento do câncer, evidencia a recorrência ao Imaginário como forma de sustentar a relação do sujeito com o Real do câncer. Concluindo, analisa sucintamente o lugar da Psicanálise na contemporaneidade. 

Palavras-chave: real; câncer; psicanálise; contemporaneidade.

Biografia do Autor

LUCAS NÁPOLI DOS SANTOS

Psicólogo, Psicanalista, Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde, Indivíduo e Sociedade (SAIS)/ Brasil.

CARLOS ALBERTO DIAS

Psicólogo, Doutor em Psicologia Clínica pela Université de Picardie Jules Verne/França; Professor do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Saúde, Indivíduo e Sociedade (SAIS)/Brasil.

WALTER WILLIAM PEREIRA BARRETO

Psicólogo, Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique Jose Verona/Cuba, Professor dos cursos de Psicologia, Odontologia e Farmácia da Universidade Vale do Rio Doce, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Saúde, Indivíduo e Sociedade (SAIS)/ Brasil.

Publicado

2012-04-10

Como Citar

DOS SANTOS, L. N., DIAS, C. A., & BARRETO, W. W. P. (2012). PSICANÁLISE E CONTEMPORANEIDADE: O ADOECIMENTO ONCOLÓGICO COMO ENCONTRO COM O REAL. POLÊM!CA, 11(1), 66 a 73. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.2991

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO