CRIANDO REGRAS APENAS PARA QUEBRÁ-LAS: UMA ANÁLISE SISTÊMICA DE TREZE PROCESSOS CONTROVERSOS DE SELEÇÃO DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.29597Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2017.29596
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As regras e regulamentos criados para garantir a equidade no processo de seleção de professores para universidades públicas no Brasil às vezes falham. Realizou-se um estudo qualitativo, com abordagem de pesquisa-ação sistêmica, entrevistando 13 professores que alegam ter sido prejudicados em diferentes processos de seleção. A análise qualitativa revelou sete temas recorrentes: 1) Os membros do comitê não seguiram os procedimentos do edital; 2) Os membros do comitê agiram em favor de um candidato em detrimento dos outros; 3) Houve conluio para corrigir os resultados; 4) A seleção dos protegidos fazia parte de dinâmicas que envolviam luta pelo poder nas universidades; 5) O organizador do exame tinha vínculos comerciais, acadêmicos ou políticos com o candidato selecionado; 6) Os membros do comitê não tinham formação e nem conhecimento da área de saber exigida no exame; 7) Os candidatos prejudicados evitaram tomar ações legais contra as pessoas responsáveis pela seleção por medo de retaliação futura. Nossa análise sistêmica sugere que os processos controversos de seleção podem ser conduzidos por razões não relacionadas à excelência acadêmica, mas sim a uma luta pelo poder na academia.
Palavras chaves: Seleção. Conluio. Pesquisa-ação Sistêmica.
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Abstract: The rules and regulations created to assure fairness in the selection process of professors for public universities in Brazil sometimes fail. We conducted a qualitative study, with a systemic action research approach, interviewing 13 professors that claimed to be harmed different selection processes. Seven recurrent themes emerged: 1) The committee members did not follow the edict´s procedures; 2) The committee members acted in favor of one candidate to the detriment of the others; 3) There was collusion to fix the results; 4) The selection of protégées was part of dynamics that involve a fight for power at the universities; 5) The exam organizer had previous commercial, academic or political ties to the selected candidate; 6) The committee members did not have knowledge in the field of the exam; 7) The harmed candidates avoided taking legal action against the people responsible for the selection for fear of future retaliation. Our analysis suggests that controversial selection processes can be driven for reasons not related to academic excellence, but instead to a fight for power in academia.
Keywords: Recruitment. Collusio. Systemic Action Research.
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