O COMPORTAMENTO EMPÁTICO DO PSICÓLOGO: AJUDA OU ATRAPALHA O SUCESSO TERAPÊUTICO?

ADRIANA GUIMARÃES RODRIGUES, AILTON AMÉLIO DA SILVA

Resumo


Esta é uma revisão da literatura acerca da função do comportamento empático do psicólogo no processo psicoterapêutico de acordo com as abordagens comportamental e cognitivo-comportamental. A empatia é definida como a capacidade de uma pessoa compreender de forma acurada a perspectiva e sentimentos de outra pessoa e de expressar esta compreensão de forma sensível. A empatia é um comportamento complexo que envolve elementos cognitivos, afetivos e comportamentais em sua manifestação. Nas abordagens terapêuticas comportamental e cognitivo-comportamental, a empatia é considerada uma habilidade social que é importante para formação de um bom vínculo entre o terapeuta e seu cliente. Apesar de a empatia ser considerada uma habilidade social necessária para formação da aliança terapêutica, nem sempre o comportamento empático do psicólogo promove resultados favoráveis no processo terapêutico e, em alguns casos, a empatia terapêutica pode, até mesmo, reforçar comportamentos disfuncionais do cliente. De acordo com estudiosos da terapia comportamental, deveriam ser realizadas mais pesquisas para tentar identificar os fatores que realmente favorecem o sucesso terapêutico. Para os estudiosos da abordagem cognitivo-comportamental, o emprego da empatia terapêutica apresenta resultados contraditórios, visto que, em alguns casos, o comportamento empático do terapeuta impede que o cliente entre em contato com crenças dolorosas sobre si mesmo. Não restam dúvidas sobre a importância da empatia para a relação terapêutica, mas sua expressão deve ser realizada em momentos adequados do processo.

Palavras-chave: empatia, relação terapêutica, terapia cognitivo-comportamental, terapia comportamental.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2910

e-ISSN1676-0727
DOI: 10.12957/polemica
E-mail: polemicauerj@gmail.com

Licença Creative Commons
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional