A IMPORTÂNCIA DAS INCUBADORAS NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS INOVADORAS DE BASE TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO GÊNESIS DA PUC-RIO E DA EMPRESA MINDS at work
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2856Resumo
A inovação tecnológica pode ser definida como a conversão de conhecimentos tecnológicos em novos produtos, processos ou modelos organizacionais, visando o seu lançamento no mercado. A influência do fator inovação tecnológica para o desenvolvimento e a competitividade empresarial é, hoje, unanimemente reconhecida como necessária. Também as análises econômicas têm demonstrado que a inovação é a principal força motriz do crescimento econômico nos países industrializados e ao mesmo tempo, um importante fator de contribuição para a evolução social e cultural de regiões. Neste cenário surgiram as incubadoras de empresas, atores importantes do contexto de infraestrutura de C&T&I e conhecidas como habitats de inovação. Estas organizações abrigam empreendimentos nascentes, geralmente oriundos de pesquisa científica e tecnológica, cujo projeto implica em inovações e oferece espaços e serviços subsidiados aos empresários que possuem suas empresas, geralmente empresas de base tecnológica – EBT incubadas, (LALKAKA, 1990). Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar o modelo de gestão de incubadora para abrigar empresas inovadoras de base tecnológicas nascentes. O estudo de caso será o da empresa MINDS at work , incubada na incubadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ ou PUC-Rio, chamada de Instituto Gênesis .
Palavras-chave: empresas de base tecnológica – EBT; incubadora; spin-off; inovação; inovação tecnológica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.