CAPITAL SOCIAL ORGANIZACIONAL: CONFIANÇA E VALOR SOCIAL

Autores

  • GILSON ZEHETMEYER BORDA
  • ELIMAR PINHEIRO DO NASCIMENTO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2839

Resumo

O presente estudo parte das sugestões contidas nas obras de Georg Simmel e Pierre Bourdieu sobre a importância crescente nas organizações dos capitais de origem social e dos capitais não econômicos. O aspecto destacado no estudo é a confiança como um componente do capital que as organizações buscam na construção de valor social, com o objetivo final de alimentar sua ação e imagem, na perspectiva de sua reprodução. O artigo baseia-se em pesquisa empírica desenvolvida em tese doutoral de um dos autores.

Palavras-chave: capital social organizacional, confiança, valor social.

Biografia do Autor

GILSON ZEHETMEYER BORDA

Sociólogo. Doutor em Sociologia Econômica (Universidade de Brasília, 2007). Pesquisador colaborador da UnB, atuando no LETS - Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB (linha de pesquisa Turismo e Sustentabilidade Social) e nas linhas de pesquisa Turismo e Confiança e Modelos, Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos (Centro de Excelência em Turismo - UnB)

ELIMAR PINHEIRO DO NASCIMENTO

Sociólogo, com doutorado pela Université de Paris V (René Descartes, 1982), professor do departamento de Sociologia da UnB, atualmente diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da mesma Universidade. Tem experiência na área de análise politico-social, com ênfase em comportamento sociopolítico e planejamento, com ênfase em organizações públicas. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: conflitos socioambientais, desenvolvimento sustentável, participação social e politicas públicas.

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Publicado

2012-03-30

Como Citar

BORDA, G. Z., & DO NASCIMENTO, E. P. (2012). CAPITAL SOCIAL ORGANIZACIONAL: CONFIANÇA E VALOR SOCIAL. POLÊM!CA, 10(1), 103 a 114. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2839

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS