A EDUCAÇÃO DO CAMPO ENQUANTO UM HORIZONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ECONOMIA

Autores

  • Edivaldo José Bortoleto
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
  • Nadia Cristina Picinini Pelinson

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28298

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2017.28298
__________

A reflexão proposta neste artigo coloca em tela a Educação do Campo e as condições educacionais que possibilitem o desenvolvimento de um modo de vida dos camponeses em um espaço onde a mercadoria seja produto de relações sociais e não a produtora, que valorize o homem e o seu trabalho, que supere a competitividade com vistas na comunitariedade. Assim, quer se pensar uma Educação do Campo enquanto um horizonte para o desenvolvimento de um modelo de economia que está em consonância histórica, epistemológica e lógica com a Pedagogia da Alternância: a Economia de Comunhão.

Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia da alternância. Economia de comunhão.

__________

Abstract: The reflection proposed in this paper put on stage the Rural Education and the educational conditions that makes possible the peasants way of life development in one space where the goods are one product of social relations and not the producer, that values the man and his work, that exceeds the competitiveness looking for the community. Thus, it want to think in Rural Education as one horizon for the development of one economic model that is aligned historical, epistemological and logical with Pedagogy of Alternance and the Economy of Communion.

Keywords: Rural education. Pedagogy of alternance. Economy of communion.

 

 

Biografia do Autor

Edivaldo José Bortoleto

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

 

 

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Nadia Cristina Picinini Pelinson

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e do Ensino Superior.

Publicado

2017-04-12

Como Citar

José Bortoleto, E., Marchiori dos Santos Bernardi, L. T., & Picinini Pelinson, N. C. (2017). A EDUCAÇÃO DO CAMPO ENQUANTO UM HORIZONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ECONOMIA. POLÊM!CA, 17(1), 054–072. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28298

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS