A EDUCAÇÃO DO CAMPO ENQUANTO UM HORIZONTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ECONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28298Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2017.28298__________
A reflexão proposta neste artigo coloca em tela a Educação do Campo e as condições educacionais que possibilitem o desenvolvimento de um modo de vida dos camponeses em um espaço onde a mercadoria seja produto de relações sociais e não a produtora, que valorize o homem e o seu trabalho, que supere a competitividade com vistas na comunitariedade. Assim, quer se pensar uma Educação do Campo enquanto um horizonte para o desenvolvimento de um modelo de economia que está em consonância histórica, epistemológica e lógica com a Pedagogia da Alternância: a Economia de Comunhão.
Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia da alternância. Economia de comunhão.
__________
Abstract: The reflection proposed in this paper put on stage the Rural Education and the educational conditions that makes possible the peasants way of life development in one space where the goods are one product of social relations and not the producer, that values the man and his work, that exceeds the competitiveness looking for the community. Thus, it want to think in Rural Education as one horizon for the development of one economic model that is aligned historical, epistemological and logical with Pedagogy of Alternance and the Economy of Communion.
Keywords: Rural education. Pedagogy of alternance. Economy of communion.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.