CONFIGURAÇÕES PARA O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CURRÍCULO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Erica Pereira Martins, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas

Resumo


DOI: 10.12957/polemica.2017.28296
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Este trabalho tem como objetivo identificar quais são as configurações existentes no que diz respeito ao ensino de Empreendedorismo em um curso superior de tecnologia, vinculado a um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando o currículo como meio investigativo. Considera, como base teórica, o entendimento de que currículo é o conjunto de todas as experiências de conhecimento proporcionadas aos/às estudantes, e que empreendedorismo é algo mais amplo do que abertura de negócios, sendo considerado também uma atitude comportamental. A pesquisa, de acordo com seus procedimentos metodológicos, se caracteriza como um estudo de caso, uma vez que analisa o contexto do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da referida instituição. Tem como fontes de dados o projeto pedagógico do curso, suas matrizes curriculares, os planos de ensino das disciplinas do eixo Gestão e Negócios, entrevistas realizadas com professores e questionários respondidos por alunos. As categorias elencadas para análise dos dados foram as perspectivas de saber, poder e identidade, próprias dos estudos curriculares. A investigação permitiu concluir que não existe uma única configuração para o ensino de Empreendedorismo no curso em questão, uma vez que as esferas de saber, de poder e de identidade sofrem alterações de acordo com a posição dos sujeitos envolvidos, podendo influenciar de distintas formas na abordagem da temática e na sua significação.

Palavras-chave: Currículo. Empreendedorismo. Ensino Superior.

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Abstract: It is objectified in this thesis to identify which existing settings for teaching of entrepreneurship in a Technology Degree Course linked in a federal Institute of teaching, science and technology, considering the curriculum as an investigation to the matter. It is considered, as a theoretical basis, the understanding that the curriculum is the collective of all experiences of knowledge given to the students and entrepreneurship is more than create business and related to behavior. The research, according to its methodological procedures, is characterized as a case study, once it is analyzed the context of the major of technology of systems for the Internet in the rendered institution. It is given as a source of information the teaching project of the course in the matter, its curriculum, the discipline teaching plans of the axis of managing and business, interviews realized with professors and a questionnaire filled by students. The categories listed for data analysis were the perspectives of knowledge, power and identity. It was allowed by the investigation to conclude that there is nothing specifics settings for teaching of entrepreneurship once that the spheres of knowledge, power and identity are altered according to the position of subjects involved, allowing the implication of distinct shapes of approaching the theme and its significance.

Keywords: Curriculum. Entrepreneurship. Higher Education.

 

 


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DOI: https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28296