INCIDÊNCIA DE SINTOMAS DE ESTRESSE EM PRIMÍPARAS: VIVÊNCIAS E RELATOS DE MULHERES

Autores

  • MARCOS AFONSO DE ARAÚJO
  • REGIANE ALBERTINI
  • FERNANDA PEREIRA GUIMARÃES

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2821

Resumo

A gravidez acarreta várias alterações no  corpo da mulher, decorrentes da interação mãe e feto. Além da insegurança e fragilidade, o medo das situações inesperadas, indesejadas ou desconhecidas faz com que as grávidas tenham seus níveis de estresse muito elevados. Sendo este transmitido ao bebê quimicamente por hormônios. Este trabalho teve por objetivo verificar o nível de estresse em mulheres primíparas. Foram selecionadas dezenove voluntárias, com idades entre quinze e trinta e três anos (idade média 20 anos), residentes no município de Bocaiúva, região norte de Minas Gerais e que utilizavam o PSF (Programa de saúde da família). Todas as voluntárias na primeira avaliação encontravam-se no 5°mês de gestação. As gestantes foram acompanhadas mensalmente e em cada consulta do pré-natal responderam ao questionário do Manual do Inventário de Sintomas de Stress para adultos  de Lipp (ISSL). Evidenciou-se que o 8°mês é o de maior índice de estresse com 100% das gestantes, sendo este de maior componente psicológico. Conclusão: Os níveis de Incidência de Estresse evidenciados nas fases de resistência, quase-exaustão, exaustão e do tipo psicológico enfatizam e personificam os relatos das primíparas em suas trajetórias obstétricas.

Palavras-chave: Gravidez, primíparas, estresse.

Biografia do Autor

MARCOS AFONSO DE ARAÚJO

Mestre em Engenharia Biomédica pela UNIVAP-SP, Enfermeiro obstetra e preceptor da residência em saúde da família-multiprofissional da UNIMONTES/MS-MG, Coordenador municipal da rede de Urgência e Emergência de Montes Claros-MG, docente do curso de enfermagem das Faculdades Santos Agostinho.

REGIANE ALBERTINI

Profª Drª Regiane Albertini de Carvalho, Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação Universidade Nove de Julho-Uninove.

FERNANDA PEREIRA GUIMARÃES

Pós Graduanda em Enfermagem Unidade de Terapia Intensiva – PUC MINAS, Belo HorizonteMG, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

DE ARAÚJO, M. A., ALBERTINI, R., & GUIMARÃES, F. P. (2012). INCIDÊNCIA DE SINTOMAS DE ESTRESSE EM PRIMÍPARAS: VIVÊNCIAS E RELATOS DE MULHERES. POLÊM!CA, 9(4), 64 a 73. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2821

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO HUMANO