MULHER, TRABALHO E MATERNIDADE: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • VERA MARIA DAHER MALUF
  • EDNA MARIA SEVERINO PETERS KAHHALE

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2803

Resumo

O trabalho avaliou a relação de mulheres executivas com a realização profissional, a maternidade e a contemporaneidade. É uma pesquisa qualitativa/quantitativa realizada via internet com 45 mulheres executivas, de diversas empresas prestadoras de serviços. Para coleta de informações foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Percepção Social (composto de cinco partes, em que foram abordados os conceitos de Homem-Mulher, Maternidade, Profissão, Relação afetiva, Contemporaneidade); Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida SF 36; Questionário Sociodemográfico. Os resultados mostraram que, das mulheres pesquisadas, parte está em um momento de construção de um novo olhar a si e ao mundo, parte está conflitada. Elas administram sua qualidade de vida criando possibilidades, o que desconstrói a literatura. Até hoje acreditou-se que pessoas que trabalham de 10 a 14 horas/dia têm a qualidade de vida extremamente comprometida, e elas não têm. O fato delas estarem em cargos de extrema complexidade não é visto como sobrecarga, mas como eustress. Apesar de declararem acreditar que a maternidade é um fundante do feminino, não se comportam e/ou não fizeram escolhas norteadas pela maternidade. Declararam que para ter filhos é necessário ter condições financeiras e um companheiro que também queira ter filhos. Declararam também que a busca pela realização profissional trouxe relações mais igualitárias para as instâncias profissionais e pessoais. Concluindo, vivem um momento histórico complexo e contraditório, divididas entre o desejo de se afirmar como protagonistas que constroem história junto com os homens, história esta não só profissional como econômica, política e social, e entre o desejo da maternidade e seu exercício pleno em relação ao acompanhamento do desenvolvimento dos filhos.

Palavras-chave: mulher; trabalho; maternidade; gênero; mãe

Biografia do Autor

VERA MARIA DAHER MALUF

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga clínica. Consultora em Cultura Organizacional sobre os temas ligados à mulher e ao feminino. Autora do livro Fertilidade & Maternidade. O desejo de um filho, São Paulo, Editora Atheneu, 2007.

EDNA MARIA SEVERINO PETERS KAHHALE

Psicóloga formada pela PUCSP. Doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora do Depto de Métodos e Técnicas em Psicologia da Faculdade de Psicologia da PUCSP. Professora e pesquisadora do Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. Ministra aulas e pesquisa (integrada com assistência na rede pública) na área de Psicologia da Saúde, especificamente saúde da mulher, sexualidade e relações de gênero sob a perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica. Autora e organizadora do livro A diversidade da Psicologia: uma construção teórica, Ed. Cortez, 2002. Tutora do grupo PET/Psicologia SESu/PUCSP de 1995 a 2001. Nos últimos seis anos tem desenvolvido  pesquisa aliada à assistência em HIV/Aids e Hepatites, enfocando relações de gênero e adesão ao tratamento, numa parceria PUCSP e UNIFESP, especificamente o Departamento de Doenças Infecto Contagiosas, no ambulatório (CEDIPA).

Downloads

Publicado

2012-03-27

Como Citar

MALUF, V. M. D., & KAHHALE, E. M. S. P. (2012). MULHER, TRABALHO E MATERNIDADE: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA. POLÊM!CA, 9(3), 170 a 180. https://doi.org/10.12957/polemica.2010.2803

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS