PEGADA HÍDRICA DE CLASSES CONSUMIDORAS QUE COMPÕEM A ESCOLA ANTÔNIO LANDIM DE MACÊDO EM AURORA - CE
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2015.15999Abstract
O modelo de Pegada Hídrica (PH) consiste na mensuração do gasto hídrico na produção de um bem, desde o interno que é a apropriação para o seu próprio consumo dos recursos hídricos, quanto o externo que é a apropriação de recursos hídricos de outros países. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a pegada hídrica dos estudantes, funcionários e professores da escola Antônio Landim de Macêdo situada na zona rural de Aurora - CE. O método empregado foi o de Hoekstra e Shampagain (2008), que consiste na aplicação de questionários para o cálculo da Pegada Hídrica individual. Para o grupo dos alunos foi constatado o menor índice de consumo de água (1.762 m3ano). O grupo dos funcionários foi único a obter uma PH acima da média brasileira (2.027 m3 ano). Outra característica marcante presente em todas as categorias avaliadas foi o alto consumo de carne principalmente nas classes de professores e funcionários. Assim, os números obtidos indicam alto consumo de água, fazendo-se necessário uma reflexão a respeito da utilização da água e quais medidas podem ser empregadas para reduzir os gastos desnecessários com vistas a garantir que as futuras gerações não sofram com a falta d’água.Palavras-chave: Recursos hídricos. Pegada hídrica. Futuras gerações.WATERPublished
How to Cite
Issue
Section
License
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.