DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS: SOFRIMENTO PSÍQUICO E ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Autores

  • MARIA HELENA ZAMORA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13209

Resumo

O presente artigo traz a definição do termo “defensores de direitos humanos”, conforme alegislação internacional e mostra a importância da ação desses ativistas na conquista e afirmação dessesdireitos. Aponta-se ainda para a escassez de publicações sobre o assunto no campo da psicologia, bemcomo a necessidade de atendimento de natureza interdisciplinar para os defensores, cuja trajetória de vidaé marcada por várias formas de sofrimento psíquico. Também é mostrada a situação desses defensores nasfavelas brasileiras, com foco no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: defensores de direitos humanos; favelas; sofrimento psíquico; atendimento psicológico.

Biografia do Autor

MARIA HELENA ZAMORA

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Professora da Pós-graduação em Psicologia da PUC-Rio.Vice-coordenadora do LIPIS, PUC-Rio. Professora convidada da National/Global Advisory Board forFaith and Justice in Community and Society, com sede em Indiana, USA, em 2011. Publica e pesquisasobre os temas direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, Psicologia Social Comunitária.

Publicado

2014-10-14

Como Citar

HELENA ZAMORA, M. (2014). DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS: SOFRIMENTO PSÍQUICO E ATENDIMENTO PSICOLÓGICO. POLÊM!CA, 13(4), 1655–1670. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13209

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social