INDIVIDUALISMO, TRAUMA E CRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13207Resumen
Este trabalho se propõe a pensar o quanto o individualismo, forjado na modernidade eexacerbado no mundo contemporâneo, atua como fator traumático na medida em que na atualidade vãosendo retiradas as redes de segurança montadas nas sociedades modernas, que substituiriam as redesfamiliares e coletivas das sociedades tradicionais. A partir disso, discute o quanto esta forma desubjetivação ao encontrar-se radicalmente confrontada com seus limites e incompletudes vê-se impelida acriar novas formas de individuação e sociabilidade. Habitar a banalidade cotidiana, trabalhar com osrestos e fiapos de vida pode ser uma estratégia para enfrentar esse desafio. É preciso forjar ferramentasteóricas e instrumentos terapêuticos capazes de agir na dimensão do comum.Palavras-chave: individualismo; trauma; narrativa; criação.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.