INDIVIDUALISMO, TRAUMA E CRIAÇÃO

Autores

  • ELIANA SCHUELER REIS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13207

Resumo

Este trabalho se propõe a pensar o quanto o individualismo, forjado na modernidade eexacerbado no mundo contemporâneo, atua como fator traumático na medida em que na atualidade vãosendo retiradas as redes de segurança montadas nas sociedades modernas, que substituiriam as redesfamiliares e coletivas das sociedades tradicionais. A partir disso, discute o quanto esta forma desubjetivação ao encontrar-se radicalmente confrontada com seus limites e incompletudes vê-se impelida acriar novas formas de individuação e sociabilidade. Habitar a banalidade cotidiana, trabalhar com osrestos e fiapos de vida pode ser uma estratégia para enfrentar esse desafio. É preciso forjar ferramentasteóricas e instrumentos terapêuticos capazes de agir na dimensão do comum.Palavras-chave: individualismo; trauma; narrativa; criação.

Biografia do Autor

ELIANA SCHUELER REIS

Psicanalista, membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos. Doutora em Saúde da Mulher e daCriança IFF/Fiocruz. Professora da Pós-Graduação em Terapia Através do Movimento da FaculdadeAngel Vianna.

Publicado

2014-10-14

Como Citar

SCHUELER REIS, E. (2014). INDIVIDUALISMO, TRAUMA E CRIAÇÃO. POLÊM!CA, 13(4), 1606–1616. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13207

Edição

Seção

HÍBRIDOS