UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS COM OS SETORES ECONÔMICOS DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NAS REGIÕES SUL E SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10615Resumo
A legislação brasileira relacionada à Educação Nacional e, mais especificamente, aos cursos de graduação, estabelece que sejam consideradas na elaboração de políticas educacionais e grades curriculares a cultura regional e nacional, bem como as demandas da sociedade. As universidades estaduais, por suas características regionais, apresentam maior possibilidade de atender as demandas locais. O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre a grade curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades estaduais das regiões sul e sudeste do Brasil e os setores econômicos regionais, fazendo uma comparação entre as disciplinas oferecidas pelas universidades e os setores econômicos dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) existentes nas respectivas regiões. Através de uma pesquisa descritiva, percebeu-se que, de uma maneira geral, o curso de graduação em Ciências Contábeis oferecido pelas universidades estaduais das regiões pesquisadas atende de forma genérica às demandas regionais. Contudo, ainda há muito que fazer para que os alunos oriundos dessas universidades entrem preparados no mercado de trabalho uma vez que as universidades não tratam as peculiaridades das atividades dos APLs em suas disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis.
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