A PSICANÁLISE APLICADA AO SOCIAL

Autores

  • GABRIELLA DUPIM
  • VERA LOPES BESSET

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10613

Resumo

A participação em um projeto de reinserção familiar apresenta-se como ocasião ímpar para a reflexão sobre os limites e possibilidades da psicanálise aplicada ao social. A psicanálise nos ensina a trabalhar, a ouvir a partir de cada caso, podendo dar suporte para que cada sujeito, entendido como membro de uma família, possa construir um saber sobre si e sua responsabilidade na relação com os outros. A psicanálise se insere na contramão do discurso vigente nas instituições, o discurso do mestre, que considera o sujeito como objeto de tutela. Considerá-lo como objeto implica abordá-lo de forma autoritária, a partir de portar um saber a priori. O discurso do analista, por sua vez, entendido como o avesso do discurso do mestre, se endereça ao sujeito. Trata-se de um discurso que, incluindo a castração, a impossibilidade de tudo saber, pode acolher as contingências de cada caso.

Biografia do Autor

GABRIELLA DUPIM

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ/Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Université Rennes 2 – França. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica)-PPGP-IP/UFRJ.

VERA LOPES BESSET

Doutora em Psicologia (Paris V); Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-IP-UFRJ; Coordenadora do Núcleo de Pesquisas CLINP (Clínica Psicanalítica)-PPGP-IP/UFRJ; Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF); Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS). Psicanalista. Membro da EBP-ECF e da AMP/Escola Brasileira de Psicanálise.

Publicado

2014-05-05

Como Citar

DUPIM, G., & LOPES BESSET, V. (2014). A PSICANÁLISE APLICADA AO SOCIAL. POLÊM!CA, 13(2), 1154–1167. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10613

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social