JOHN CAGE: N-1

Autores

  • HENRIQUE ROCHA DE SOUZA LIMA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10608

Resumo

Resumo: Este trabalho se propõe a articular um encontro entre uma operação artística elaborada pelo compositor norte-americano John Milton Cage (a composição 4’33’’) e um conceito elaborado pelo filósofo francês Gilles Deleuze (o conceito de multiplicidade/n-1). Este encontro é articulado por meio de três momentos: 1º) uma rápida problematização do status da escuta no contexto de certos discursos musicológicos; 2º) uma exposição do contexto de elaboração de 4’33’’; e 3º) uma visitação ao pensamento de Deleuze (e Guattari). O objetivo geral do trabalho é chamar a atenção para o modo como a operação de Cage articula linhas de força que são, ao mesmo tempo, linhas que mobilizam os conceitos mais distintivos da filosofia de Deleuze e Guattari, dentre os quais, multiplicidade, individuação e tempo.

Biografia do Autor

HENRIQUE ROCHA DE SOUZA LIMA

Graduado em Música pela UFOP. Mestre em Filosofia pela UFOP. Doutorando em Música pela USP. Atualmente, pesquisa interfaces entre diferentes imagens de composição musical e o conjunto de práticas reunidas sob o título de sound design.

Publicado

2014-05-05

Como Citar

DE SOUZA LIMA, H. R. (2014). JOHN CAGE: N-1. POLÊM!CA, 13(2), 1100–1118. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10608

Edição

Seção

HÍBRIDOS