Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil
Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540
Gabriela Alves da Silva Nagamatsu
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Brasil
Professora de Português formada pela UERJ. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas pela UERJ. Lecionou no Pré-vestibular social CEDERJ (PVS) e sua dissertação de mestrado tratou da trajetória de alunos negros (as) dessa instituição no polo de Belford Roxo, localizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Maria Alice Rezende Gonçalves
https://orcid.org/0000-0002-6120-554X
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Brasil
Possui estágio pós-doutoral no Centre d'analyse et d'intervention socilogiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Bolsista Capes - 2011) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Bolsista do Programa de Incentivo a Produção Científica, Técnica e Artística - Prociência. Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) . Especializações lato sensu em: Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Aperfeiçoamento em Relações Raciais e Cultura Negra pela Universidade Candido Mendes (2000). Curso Técnico em Design de Interiores pelo SENAC (2017). Atualmente é: Professora Associada atuando no Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da FEBF/UERJ; Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ e membro do Conselho Consultivo e Gestor do Museu Afro-digital Rio; coordenadora e conteúdista de disciplina Questões étnicas e de gênero (eletiva) do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CECIERJ/CEDERJ). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro Brasileiras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas públicas, ensino superior, cidadania e cultura afro-brasileira.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil
Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540