Entre as ondas de Virginia Woolf: entrevista com Patricia Marouvo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74340

Palavras-chave:

literatura inglesa, Virginia Woolf, modernismo, filosofia

Resumo

Entrevista com a professora doutora Patricia Marouvo em torno de sua produção acadêmica sobre a autora inglesa Virginia Woolf e de seus projetos de pesquisa e de extensão, focando sobretudo em leituras contemporâneas de Woolf, da sua contemporaneidade e da poética hídrica que Marouvo desenvolve para pensar o romance As ondas (1931), assim como o tema do devir-minoritário em outros trabalhos da autora.

Biografia do Autor

Patricia Marouvo, UERJ

Doutora em Letras na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado e graduação em Letras pela UFRJ. É professora adjunta de Literatura Inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora do livro Uma poética hídrica em The Waves, de Virginia Woolf (2021). Participa como pesquisadora no Grupo de Estudos em Literatura e Estudos Comparados (UFAC) e KEW – Kyklos de Estudos Woolfianos (UFSC).

Paula P. Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Estudo de Literatura, especialidade em Literaturas de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editora-chefe da revista Palimpsesto. Membro do grupo de pesquisa Poéticas identitárias (CNPq). Bolsista CAPES.

Marcela A. Azevedo, UERJ

Doutoranda em Letras — Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do corpo editorial da revista Palimpsesto. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Marouvo, P., P. Ramos, P., & Azevedo, M. A. (2023). Entre as ondas de Virginia Woolf: entrevista com Patricia Marouvo. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 15–45. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.74340

Edição

Seção

Entrevista