No armário de Mário: em busca de uma leitura dissidente

Autores

Palavras-chave:

Mário de Andrade, homoerotismo, dissidência sexual, sexualidade, modernismo

Resumo

Um homem à procura da alma brasileira e de si mesmo. É a síntese que se faz da vida de Mário de Andrade. Mas esse “si mesmo” quase nunca passa por sexualidade, corporalidade, desejo e prazeres. Não que o poeta/ficcionista tenha se recusado a pensar nisso. Esses temas estão lá o tempo todo.A sexualidade é um elemento fantasmático quese manifestava em diversos momentos, dos burburinhos e das ofensas que incidiam sobresua suposta homossexualidade até no modo como os críticos de sua obra fizeram de sua vida sexual um tabu, inclusive tateando sua poética com receio, sobretudo nos poemas e narrativasque solicitam uma leitura homoerótica. Este artigo se propõe a pensar o Mário de Andrade como um dissidente sexual que inseriu o tema em sua poética, ainda que a fortuna crítica tenha se negado a pensá-lo e lê-lo por essa perspectiva.

Biografia do Autor

Claudicélio Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ, professor adjunto de literatura brasileira na UFC e pesquisador do PPGLetras-UFC.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Silva, C. R. da. (2023). No armário de Mário: em busca de uma leitura dissidente. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 300–319. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/69202

Edição

Seção

Estudos de Literatura