Epifânia de Oxum: o corpo negro-feminino e a maternidade da ausência em Tocaia Grande, de Jorge Amado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67787

Palavras-chave:

Tocaia Grande, Epifânia de Oxum, mulher negra, sociedade brasileira.

Resumo

Neste artigo, pretende-se analisar alguns aspectos da obra amadiana Tocaia Grande (1984), a fim de compreender de que modo princípios míticos de ordem afro-brasileira são apropriados no processo de construção literária da personagem Epifânia de Oxum. Tal recorte temático e metodológico nos importa pois reproduz tratamentos e concepções sociais atinentes à mulher negra e suas práticas religiosas, afetivas e interpessoais que são perceptíveis contemporaneamente na sociedade brasileira. Recorremos aos trabalhos teóricos de Azevedo (2009), Dionísio (2014), hooks (2014), Lima (2012 [2007]), Souza (2008) e outros para alinhavar nossas reflexões aqui apresentadas. 

Biografia do Autor

Oluwa Seyi Salles Bento, Universidade de São Paulo

Graduada, Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Professora e escritora.

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

Salles Bento, O. S. (2023). Epifânia de Oxum: o corpo negro-feminino e a maternidade da ausência em Tocaia Grande, de Jorge Amado. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 238–260. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67787

Edição

Seção

Estudos de Literatura