Epifânia de Oxum: o corpo negro-feminino e a maternidade da ausência em Tocaia Grande, de Jorge Amado

Oluwa Seyi Salles Bento

Resumo


Neste artigo, pretende-se analisar alguns aspectos da obra amadiana Tocaia Grande (1984), a fim de compreender de que modo princípios míticos de ordem afro-brasileira são apropriados no processo de construção literária da personagem Epifânia de Oxum. Tal recorte temático e metodológico nos importa pois reproduz tratamentos e concepções sociais atinentes à mulher negra e suas práticas religiosas, afetivas e interpessoais que são perceptíveis contemporaneamente na sociedade brasileira. Recorremos aos trabalhos teóricos de Azevedo (2009), Dionísio (2014), hooks (2014), Lima (2012 [2007]), Souza (2008) e outros para alinhavar nossas reflexões aqui apresentadas. 

Palavras-chave


Tocaia Grande; Epifânia de Oxum; mulher negra; sociedade brasileira.

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DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67787

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ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto


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