O conto moderno e seus suportes no Brasil: Machado de Assis, os jornais e os livros
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67608Palavras-chave:
Machado de Assis contista, conto moderno, mídias impressas, jornais e livrosResumo
O objetivo deste artigo é levantar reflexões acerca das contribuições de Machado de Assis para o desenvolvimento do conto moderno na literatura brasileira, com foco na relação existente entre os materiais literários e seus suportes impressos: o jornal e o livro. Para tanto, opera-se uma articulação entre a ideia de conto, teorizada por Poe; o desenvolvimento do gênero nos jornais oitocentistas; e a modernização da imprensa periódica no mesmo período histórico. Na sequência, discute-se a atuação de Machado de Assis como contista no Brasil do século dezenove, entre os jornais e os livros de contos, considerando os impactos da modernização da imprensa na literatura. Com isso, abrem-se caminhos fecundos a novas discussões acerca da relação imbricada entre textos e suportes literários, especialmente na literatura brasileira oitocentista.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.