O conto moderno e seus suportes no Brasil: Machado de Assis, os jornais e os livros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67608

Palavras-chave:

Machado de Assis contista, conto moderno, mídias impressas, jornais e livros

Resumo

O objetivo deste artigo é levantar reflexões acerca das contribuições de Machado de Assis para o desenvolvimento do conto moderno na literatura brasileira, com foco na relação existente entre os materiais literários e seus suportes impressos: o jornal e o livro. Para tanto, opera-se uma articulação entre a ideia de conto, teorizada por Poe; o desenvolvimento do gênero nos jornais oitocentistas; e a modernização da imprensa periódica no mesmo período histórico. Na sequência, discute-se a atuação de Machado de Assis como contista no Brasil do século dezenove, entre os jornais e os livros de contos, considerando os impactos da modernização da imprensa na literatura. Com isso, abrem-se caminhos fecundos a novas discussões acerca da relação imbricada entre textos e suportes literários, especialmente na literatura brasileira oitocentista.

Biografia do Autor

Juliana Gama de Brito Assumpção, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Literatura brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ (bolsista FAPERJ Nota 10), mesma instituição pela qual ingressou no doutorado em Literatura brasileira, em 2023, como bolsista CAPES. Graduada em Letras - Português/Literaturas pela UERJ, com formação em Artes Visuais pela EAV-Parque Lage.

Downloads

Publicado

2023-04-21

Como Citar

Assumpção, J. G. de B. (2023). O conto moderno e seus suportes no Brasil: Machado de Assis, os jornais e os livros. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(41), 340–362. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.67608

Edição

Seção

Estudos de Literatura