MICHEL TEMER E A PERSUASÃO NO DISCURSO DE POSSE PRESIDENCIAL: UM OLHAR SISTÊMICO-FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65551Keywords:
Discurso de presidencial, Avaliatividade, Linguística Sistêmico-Funcional, Persuasão.Abstract
O objetivo deste artigo, tema de dissertação de mestrado, foi o exame crítico do primeiro discurso de Michel Temer como presidente da República, após um conturbado processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Esse estudo se apoiou na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), que é uma proposta teórico-metodológica que vê a língua como um sistema de significados realizados por meio de opções gramaticais selecionadas pelo usuário da língua. A importância desse trabalho reside na desconstrução textual e reconstrução de significados por traz do discurso e, mostra que a persuasão implícita ocorre nas entrelinhas do texto e que, para a sua revelação, é necessário o enfoque das escolhas lexicogramaticais feitas na microestrutura do texto com o que se encontram na macroestrutura do discurso, cujo entendimento depende do frame do interlocutor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.