Multimodalidade e Ensino Remoto: uma análise dos significados multimodais das atividades realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65185Palavras-chave:
COVID-19, ensino, multiletramentos, multimodalidade, ambientes virtuais de aprendizagemResumo
Assolado pela pandemia de COVID-19, o contexto de ensino global precisou ser alterado. O que era físico, passou a ser virtual e, nesse momento, torna-se latente uma das questões relacionadas aos contextos de multiletramentos que já vinha sido amplamente debatida: a multimodalidade (KALANTIZIS, 2020). Por meio da análise das atividades de dois ambientes virtuais de aprendizagem, de Instituições Públicas de Ensino, este artigo aborda os sentidos gerados nessas atividades e realiza uma coleta de dados a fim de compreender quais dos sentidos multimodais são mais produtivos na relação de ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente estudo contribui para o entendimento de quais práticas multimodais são bem-sucedidas dentro do contexto abordado e o que pode ser incorporado às relações de ensino pós-pandêmicas.
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