A figuratividade na construção do caipira em Chico Bento
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.65020Palavras-chave:
Figuratividade, HQs, Chico Bento, Linguagem, TwitterResumo
O presente trabalho propõe uma análise sobre o emprego da figuratividade para a construção do ator Chico Bento como caipira. Para tanto, embasa-se na ideia de figuratividade, desenvolvida por Bertrand (2003), bem como no contrato de veridicção de Greimas (2002). Como material de análise, foram utilizadas algumas tirinhas da história em quadrinhos, disponíveis na internet. Percebeu-se que a figuratividade dentro da obra é acionada na construção dos sujeitos, no espaço e nos objetos, além de fundamentar-se no aspecto linguístico da fala do ator, ou seja, uma relação de sentidos e percepções embasadas numa realidade histórica da compreensão do caipira na cultura nacional. Além disso, o contrato veridictório pode ser constatado por meio do destaque de alguns tweetsde leitores em publicações realizadas pelo autor Maurício de Sousa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.