A pontuação nos anos iniciais: reflexões dialógicas em documentos oficiais contemporâneos
Resumo
Esta pesquisa discute como a pontuação é abordada nos documentos oficiais contemporâneos para os Anos Iniciais. Justifica-se esta investigação pela urgência em refletirmos dialogicamente a respeito da temática, tendo em vista a recente homologação da BNCC e das mudanças nos currículos estaduais e municipais. Em termos metodológicos, selecionaremos os excertos que explicitamente abordam a temática da pontuação nesses escritos norteadores em vigência no país. Para tanto, nosso embasamento teórico terá como aporte a Análise Dialógica do Discurso, elencando algumas categorias de análise, tais como enunciado concreto e relações dialógicas. Com nossas análises, foi possível perceber uma relação dialógica de ampliação entre o documento municipal com relação ao Currículo Paulista e a própria BNCC.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.63999
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 ANDERSON CRISTIANO SILVA, RAIMUNDA FRANCISCA DE SOUSA
ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto
Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:
Indexado nas seguintes bases:
A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.