A NARRATIVA PÓS-MODERNA NOS VIDEOCLIPES DA BANDA DISTURBED: O DESERTO DO REAL COM SONHOS DE (UMA) REVOLUÇÃO (ABORTADA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60134

Palavras-chave:

Disturbed, messianismo, pós-modernismo, Real, videoclipes,

Resumo

Neste trabalho interpretamos duas narrativas em videoclipes da banda Disturbed observando de que modo elas são impactadas pelas características do pós-modernismo, especialmente a complexa e paradoxal relação com o Real. Para tanto, consideramos as características do narrador pós-moderno e também a relevância dos videoclipes na cultura popular a fim de discutir como a paixão pelo real, a violência, o messianismo, a imobilidade social e a revolução são tratadas nas respectivas narrativas.

Biografia do Autor

Douglas Eraldo dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Licenciado em letras pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Fabiana Piccinin, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

É graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), licenciada em Letras-Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015) e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). É professora Adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua como professora do Departamento de Comunicação Social e professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias do Jornalismo, Jornalismo e Literatura, Narrativas Jornalísticas e Midiáticas, Jornalismo, Representações e Identidades, Telejornalismo e novas tecnologias. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos de Narrativas Literárias e Midiáticas" (GENALIM - CNPQ). Integra o Grupo de Ações e Intervenções Autopoéticas (Gaia - CNPQ), o Grupo Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) (UFRGS-CNPQ) e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele -CNPQ). Faz parte da RENAMI, Rede de Narrativas Midiáticas e da TELEJOR, Rede de Telejornalismo, ambas ligadas à SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo) e da US International Exchange Alumni.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Santos, D. E. dos, & Piccinin, F. (2021). A NARRATIVA PÓS-MODERNA NOS VIDEOCLIPES DA BANDA DISTURBED: O DESERTO DO REAL COM SONHOS DE (UMA) REVOLUÇÃO (ABORTADA). Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 255–269. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60134