A difusão de imaginários sociodiscursivos relacionados a gênero por intermédio das inferências na publicidade: uma proposta de análise semiolinguística
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57465Palavras-chave:
Publicidade, discurso, imaginários, gêneroResumo
O presente artigo pretende, sob a luz dos conceitos da Teoria Semiolinguística, fundada por Patrick Charaudeau, analisar como as inferências contidas no discurso publicitário contribuem para a difusão de imaginários sociodiscursivos. Após breve explanação teórica pertinente à análise, será examinado um corpus composto por quatro anúncios de perfumes de O Boticário voltados especificamente para os públicos feminino e masculino, sendo dois exemplares relativos a cada caso. A partir de tal análise, será observado quais imaginários concernentes às questões de gênero podem ser identificados em tais propagandas e como, consequentemente, a publicidade colabora com a manutenção dessas representações.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.