A difusão de imaginários sociodiscursivos relacionados a gênero por intermédio das inferências na publicidade: uma proposta de análise semiolinguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57465

Palavras-chave:

Publicidade, discurso, imaginários, gênero

Resumo

O presente artigo pretende, sob a luz dos conceitos da Teoria Semiolinguística, fundada por Patrick Charaudeau, analisar como as inferências contidas no discurso publicitário contribuem para a difusão de imaginários sociodiscursivos. Após breve explanação teórica pertinente à análise, será examinado um corpus composto por quatro anúncios de perfumes de O Boticário voltados especificamente para os públicos feminino e masculino, sendo dois exemplares relativos a cada caso. A partir de tal análise, será observado quais imaginários concernentes às questões de gênero podem ser identificados em tais propagandas e como, consequentemente, a publicidade colabora com a manutenção dessas representações.

Biografia do Autor

Raquel Monteiro de Rezende, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Janayna Rocha da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem pela Univerisidade Federal Fluminense (UFF) e professora da Secretaria Municipal de Educação do município do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

de Rezende, R. M., & da Silva, J. R. (2021). A difusão de imaginários sociodiscursivos relacionados a gênero por intermédio das inferências na publicidade: uma proposta de análise semiolinguística. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 291–312. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57465

Edição

Seção

Estudos de Língua