O feminino pulsante no videoclipe Afeminada de CTRL+N

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57460

Palavras-chave:

Análise do discurso, Diversidade, Bioética, Direitos Humanos

Resumo

Afeminada é uma obra artística focada na resistência. No entanto, resistência contra o quê? A dupla paraense CTRL+N elenca de um lado a heteronormatividade repressora, e de outro lado, o condicionamento comportamental construído no interior da comunidade LGBT+ como adversários a serem enfrentados. Para combater esse estado de coisas, a dupla disponibilizou um videoclipe que lança mão de duas estratégias discursivas: a plasticidade axiológica, fundamentada em Paveau (2015) e a ironia, problematizada em Machado (2014). Importante destacar a noção de imaginários sociodiscursivos, proposta por Charaudeau (2013), que perpassa o acionamento das estratégias mencionadas. Esta é a trajetória teórica e metodológica da nossa pesquisa que abordará ainda algumas discussões sobre Bioética e Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana do Carmo Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG) e Mestre em Estudos Literários (UFMG). Advogada, docente e pesquisadora de Linguagens, Discurso, Teorias da Argumentação, Direitos Humanos, Bioética e Hermenêutica Jurídica. É membro da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED).  

  

Fábio Ávila Arcanjo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Linguística do Texto e do Discurso (UFMG), Mestre em Estudos Linguísticos (UFMG) e Bacharel em Comunicação Social. Membro da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR) e da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Desenvolve pesquisas acadêmicas em Análise do Discurso, Retórica e Teorias da Argumentação.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

FIGUEIREDO, Adriana do Carmo; ARCANJO, Fábio Ávila. O feminino pulsante no videoclipe Afeminada de CTRL+N. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 100–119, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.57460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/57460. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)