O processo de afirmação da identidade negra em O Black Power de Akin de Kiusam de Oliveira e ilustração de Rodrigo Andrade

Autores

  • Leandro Passos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul / IFMS https://orcid.org/0000-0002-4676-3666
  • Luana Passos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/ IBILCE-SJRP.

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57458

Palavras-chave:

Identidade negra, Ilustração, Linguagem literária, Literatura para crianças e jovens, Poética

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar de que modo o/a som/palavra articulada da linguagem literária, o traço, a linha e as cores da ilustração constroem, na obra O Black Power de Akin, o processo de construção da identidade negra positiva. Para tanto, serão utilizados os estudos de Souriau (1965), de Duarte (2008), de Debus (2017), de Munanga (2006) e de Gomes (2006). Outros pesquisadores também serão utilizados neste artigo.

Biografia do Autor

Leandro Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul / IFMS

Possuo graduação em Letras (2004) pela UNESP - Campus de São José do Rio Preto (IBILCE), Mestrado em Estudos Literários (2008) pela UNESP - Campus de Araraquara (FCL-Ar), e Doutorado em Letras (2012) pela UNESP - Campus de São José do Rio Preto (IBILCE). Sou Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS Campus Três Lagoas, cidade em que moro. Possuo contos publicados no Cadernos Negros 40 (2017). Pós Doutor (2018-2020) com o tema: mitos bantos e iorubás na obra da escritora Conceição Evaristo.

Luana Passos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/ IBILCE-SJRP.

Luana Passos, graduação em Pedagogia pela UNESP/IBILCE; Mestre em Estudos Linguísticos, linha de pesquisa “Oralidade e Letramento” com pesquisa voltada para a aquisição da linguagem escrita de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Letras na linha de pesquisa História, Literatura e Cultura, com a temática da literatura para crianças e jovens de matriz africana pelA UNESP/IBILCE.

Atualmente, pela Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, integra a equipe de formação de professores do Ciclo I do Ensino Fundamental.

De 2015 a 2017 sou eleita vice-presidente e posteriormente presidente interina do Conselho Afro de Rio Preto. Sou integrante do grupo de Pesquisa Gênero e Raça (UNESP/IBILCE) e somada a essa pesquisa, junto aos estudos sobre a literatura de matriz africana e sobre as Africanidades, desenvolvo cursos de formação de educadores e professores na luta contra o racismo dentro e fora das instituições de ensino e na implementação de atividades didáticas e pedagógicas na perspectiva da Lei 10.639/03.

Possui poemas e contos publicados nos Cadernos Negros volumes 41 e 42, este último volume “Cadernos Negros – contos afro-brasileiros” sendo indicado ao Prêmio Jabuti de 2020.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

Passos, L., & Passos, L. (2021). O processo de afirmação da identidade negra em O Black Power de Akin de Kiusam de Oliveira e ilustração de Rodrigo Andrade. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 534–563. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57458

Edição

Seção

Estudos de Literatura