Percy Shelley lê Charlotte Dacre: similaridades e divergências entre Zofloya, or the Moor (1806) e Zastrozzi, a romance (1810)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57444

Palavras-chave:

poética gótica, literatura inglesa, Zofloya, Zastrozzi.

Resumo

Este artigo destaca a relação presente entre o romance gótico de Charlotte Dacre, Zofloya, or the Moor (1806), e o de Percy Shelley, Zastrozzi: a romance (1810), a fim de constatar a importante contribuição da autora à produção literária da época, sobretudo a de poética gótica, bem como redimir o histórico silêncio crítico que a cerca. Muito é dito sobre as influências góticas na escrita do poeta, de modo que Dacre é ocasionalmente mencionada. Isto, no entanto, limita-se a uma abordagem superficial ou apenas de caráter documental. Assim, torna-se necessário resgatar a autora do obscurantismo que envolve o seu nome, bem como introduzi-la em um cânone literário majoritariamente masculino com o intuito de garantir-lhe mais diversidade.

Biografia do Autor

Paula Pope Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestra pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, estuda a poética gótica e as políticas que regem o corpo feminino em suas ficções. Seu e-mail é: ppoperamos@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9148-9240.

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Publicado

2021-05-14

Como Citar

Pope Ramos, P. (2021). Percy Shelley lê Charlotte Dacre: similaridades e divergências entre Zofloya, or the Moor (1806) e Zastrozzi, a romance (1810). Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 578–594. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57444

Edição

Seção

Estudos de Literatura