Polissemia do verbo “partir” sob a perspectiva da teoria sentido-texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57388

Palavras-chave:

Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia.

Resumo

A polissemia e a homonímia são fenômenos que, apesar de sua importância e abundância nas línguas naturais, não são tratadas, nos dicionários gerais de língua portuguesa, a partir de metodologias linguísticas definidas. Este trabalho objetiva oferecer uma possibilidade de tratamento do verbo partir, através das Funções Lexicais do Modelo Sentido-Texto, a fim de se poder evidenciar acepções relacionadas do verbo, portanto polissêmicas, e acepções não relacionadas, logo, homônimas. Como método de análise formalizou-se, justamente, acepções do verbo partir em Funções Lexicais do Modelo Sentido-Texto. O resultado da aplicação das Funções Lexicais ao verbo evidenciou a possibilidade de se poder considerar tal verbo não apenas como um verbo polissêmico, mas considerar a possibilidade de duas unidades lexicais, dois verbos homônimos que possuem por sua vez, dentro de si, sua polissemia.

Biografia do Autor

Lílian Thais de Jesus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda na área de Lexicografia, Terminologia e Tradução - Relações Textuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestra na área de Gramática e Significação pela mesma instituição. Graduada em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal (FLUP); e graduada em Letras-Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

de Jesus, L. T. (2021). Polissemia do verbo “partir” sob a perspectiva da teoria sentido-texto. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 45–59. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57388

Edição

Seção

Estudos de Língua