Polissemia do verbo “partir” sob a perspectiva da teoria sentido-texto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57388

Palabras clave:

Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia.

Resumen

A polissemia e a homonímia são fenômenos que, apesar de sua importância e abundância nas línguas naturais, não são tratadas, nos dicionários gerais de língua portuguesa, a partir de metodologias linguísticas definidas. Este trabalho objetiva oferecer uma possibilidade de tratamento do verbo partir, através das Funções Lexicais do Modelo Sentido-Texto, a fim de se poder evidenciar acepções relacionadas do verbo, portanto polissêmicas, e acepções não relacionadas, logo, homônimas. Como método de análise formalizou-se, justamente, acepções do verbo partir em Funções Lexicais do Modelo Sentido-Texto. O resultado da aplicação das Funções Lexicais ao verbo evidenciou a possibilidade de se poder considerar tal verbo não apenas como um verbo polissêmico, mas considerar a possibilidade de duas unidades lexicais, dois verbos homônimos que possuem por sua vez, dentro de si, sua polissemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lílian Thais de Jesus, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda na área de Lexicografia, Terminologia e Tradução - Relações Textuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestra na área de Gramática e Significação pela mesma instituição. Graduada em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal (FLUP); e graduada em Letras-Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Publicado

2021-05-14

Cómo citar

DE JESUS, Lílian Thais. Polissemia do verbo “partir” sob a perspectiva da teoria sentido-texto. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 45–59, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.57388. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/57388. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Estudos de Língua (Tema livre)