Walmir Ayala: a história, a crítica e o ofício das letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57350

Palavras-chave:

Walmir Ayala, poesia, historiografia literária, crítica literária.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma apresentação da contribuição intelectual de Walmir Ayala sobre dois aspectos: o primeiro diz respeito à própria produção do autor enquanto escritor; o segundo, mostra a realização de Ayala como crítico e historiador das artes nacionais. Assim, a partir de críticas acadêmicas e jornalísticas, além de consulta em histórias da literatura, busca-se mostrar a importância do autor para o cenário intelectual do país como um embaixador das artes.

Biografia do Autor

Luís Alberto dos Santos Paz Filho, PUCRS

Possui Graduação em Letras (português e suas respectivas literaturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017), onde atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2013 a 2017, tendo participado de pesquisas nas áreas de literatura brasileira autobiográfica e memorialística, e literaturas de língua portuguesa de origens europeia e africana. Possui mestrado em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutorando em Teoria da Literatura pelo mesmo Programa, sendo bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

Paz Filho, L. A. dos S. (2021). Walmir Ayala: a história, a crítica e o ofício das letras. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(35), 564–577. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57350

Edição

Seção

Estudos de Literatura