Produção textual, revisão e reescrita: uma proposta com bilhetes orientadores
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57339Palavras-chave:
Produção textual, Reescrita, Revisão, Bilhete orientador.Resumo
Este artigo discute o ensino de produção textual, mais especificamente, a importância da revisão e reescrita para o aprimoramento de um texto. O objetivo é analisar o desempenho em produção textual de alunos de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Parnaíba-PI, quanto à realização das etapas de revisão e reescrita. Para alcançar esse objetivo, recorremos à BNCC (BRASIL, 2017), Antunes (2003;2010), Marcuschi (2008), Ruiz (2015), Serafini (2001), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, na qual usamos bilhetes orientadores como estratégia de intervenção. Os resultados evidenciam o aumento do desempenho dos alunos na versão reescrita em relação aos aspectos de textualidade e aos elementos básicos do gênero textual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.