Produção textual, revisão e reescrita: uma proposta com bilhetes orientadores
Resumo
Este artigo discute o ensino de produção textual, mais especificamente, a importância da revisão e reescrita para o aprimoramento de um texto. O objetivo é analisar o desempenho em produção textual de alunos de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Parnaíba-PI, quanto à realização das etapas de revisão e reescrita. Para alcançar esse objetivo, recorremos à BNCC (BRASIL, 2017), Antunes (2003;2010), Marcuschi (2008), Ruiz (2015), Serafini (2001), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, na qual usamos bilhetes orientadores como estratégia de intervenção. Os resultados evidenciam o aumento do desempenho dos alunos na versão reescrita em relação aos aspectos de textualidade e aos elementos básicos do gênero textual.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57339
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Oscarina de Castro Silva Fontenele, Pedro Rodrigues Magalhães Neto
ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/palimpsesto
Palimpsesto é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:
Indexado nas seguintes bases:
A Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.